Governo capacita cidades turísticas baianas para a Copa; Ilhéus fica de fora
Mais de cinco mil profissionais de turismo da Bahia que vão trabalhar na Copa de 2014 terão aulas do curso de qualificação para o ensino de inglês, espanhol e Língua Brasileira de Sinais (Libras) a partir do mês de agosto.
O acordo de cooperação técnica para que as aulas sejam ministradas foi assinado por representantes da Secretaria Estadual do Turismo (Setur) e Instituto Federal de Educação Tecnológica (Ifba), durante o Fórum Estadual do Turismo, realizado no Centro de Convenções da Bahia, em Salvador.
A ação faz parte do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec Copa) e conta com investimentos de R$ 9 milhões do governo federal.
Segundo informações da Setur, devem participar das aulas profissionais como policiais civis, militares, guias e monitores do Carnaval e trabalhadores de estabelecimentos que ficam no entorno dos principais pontos turísticos de Salvador e também da Arena Fonte Nova.
A iniciativa contempla ainda trabalhadores de municípios turísticos, como Mata de São João, Cachoeira, Maragojipe, Cairu, Lençóis e Lauro de Freitas. “Devemos incluir também Porto Seguro no programa. Já articulamos essa possibilidade com a direção do Ifba, devido à importância do município para o turismo baiano, explicou a superintendente de Serviços Turísticos da Setur, Cássia Magalhães, que coordena o programa.